25 de maio de 2010

Sobre a fragilidade.


Bonecas de porcelana tem um ar misterioso e são tão perfeitinhas que da vontade de segurá-la e apertá-la, como se fosse um brinquedo de verdade. Muitos entendem que bonecas de porcelana são para enfeitar e não para brincar, e assim apenas a observam tentando decifrar seu mistério pelo olhar. Mas existem algumas pessoas que não aguentam e decidem brincar com ela. Apertam, abraçam e quando percebem acabam a quebrando. Nem pensam em tentar consertar pois a porcelana se quebrou em inúmeros pedaços. E mesmo se tentasse colar tudo de novo ela não ia ficar tão perfeita como era antes, e duvido que consigam organizar todos os pedacinhos nos mesmos lugares. Eles parecem todos iguais, você pode colocá-los aleatoriamente, mas vai chegar uma hora que a opção de pedaços vai ser pequena e eles não vão mais servir para terminá-la.

Sou como uma boneca de porcelana. Era tão frágil que me quebrei. Alguém tentou me colar, mas desistiu no meio do caminho e ficou faltando um pedaço.

Como queria ter nascido boneca de pano. Tão difícil de estragar... Mas se estragar é só costurar que ninguém vai notar, pode até ficar mais bonito. Boneca de pano com retalhos é uma coisa natural, mas boneca de porcelana colada alguém já viu? É impossível colá-la. Então ela vai continuar quebrada, e quebrando em mais pedacinhos. Até nem poder se perceber que um dia aquilo foi uma linda boneca de porcelana.